COMO O SEU PRÓXIMO ARTIGO SERÁ AVALIADO ?
A confiabilidade de uma publicação científica pode ser comprometida por deslizes de várias naturezas. Alguns resultam de atos deliberados do autor, como manipulação de imagens, falsificação de resultados ou plágio. Muitos, entretanto, são involuntários como erros de digitação ou transcrição, defeitos de apresentação de resultados, incongruência entre resultados e conclusões. Mas qualquer deslize percebido, involuntário ou não, suscita dúvidas quanto à confiabilidade da publicação, independentemente da sua natureza.
Listas de verificação (“check-lists”) são amplamente utilizadas para reduzir o risco de erros em procedimentos complexos em áreas diversas, como aeronáutica, medicina e industria. A elaboração de uma publicação científica é um procedimento complexo, pois envolve uma sequencia longa de passos de várias naturezas. O mesmo ocorre com o processo de avaliação desse trabalho por editores.
Os autores de um artigo da revista NATURE de 7 de janeiro propõem uma lista de verificação para identificação de deslizes em artigos científicos. Embora os autores sugiram a sua utilização por editores revisores de artigos submetidos bem como por leitores do artigo já divulgado, o instrumento (que se encontra na íntegra no artigo da NATURE) pode servir ao autor interessado em garantir o a credibilidade do seu trabalho.