A FMRP deve estabelecer a política de retenção de dados de pesquisa, oferecendo informações claras sobre os procedimentos envolvidos. A instituição é responsável por prover os meios para o armazenamento seguro de todo o material da pesquisa realizada no seu âmbito de acordo com as normas e os regulamentos vigentes e por garantir que informações pessoais sejam mantidas em sigilo.
Em determinadas circunstâncias, permitirá a instituição acesso aos dados e materiais primários armazenados, respeitados os imperativos de ordem legal, regulamentar ou ética. A instituição deve estipular a duração da retenção dos dados em cada caso.
Cabe à FMRP oferecer educação e treinamento para disseminar, por toda a Instituição, a noção de que a Integridade Científica é um elemento essencial para a qualidade da pesquisa nela produzida. O CIC–FMRP tem a incumbência de operacionalizar esse dever da instituição por meio de:
- Cursos on-line abertos com avaliações obrigatórias para acesso a laboratórios e matrículas de PG;
- Criação de disciplinas de pós-graduação (presencial ou on-line). Uma das disciplinas deverá ter as seguintes características:
- conteúdos que abranjam o Código de Boas Práticas em Pesquisa da USP,
- número de crédito simbólico,
- validade de 2 anos.
- Essa disciplina consistirá de uma série de seminários, cada um deles abordando um tópico do tema Integridade Científica, seguido da discussão do próprio tópico ou de um “caso problema”
- Criação de cursos on-line, de curta duração, sobre temas específicos, tais como: Legislação em pesquisa com seres humanos e tecidos humanos, Biossegurança em laboratórios, Curso de Ética no Uso de Animais e Boas Práticas Laboratoriais.
- Cursos e oficinas de Capacitação Prática, de curta duração, em manipulação de animais, funcionamento de biotérios, manutenção e manejo dos diferentes animais em experimentação, treinamento em equipamentos e biossegurança em laboratórios.
- Cursos de noções básicas de Integridade Científica para o pessoal técnico, com ênfase em Confidencialidade, Propriedade Intelectual e Publicidade, Registro de dados de pesquisa.